quarta-feira, 20 de abril de 2011

Receitinha: Bacalhau à minha moda.

 Meninas,

Aproveitando o tema Páscoa, onde sempre cabe muito bem o bacalhau, vim mostrar prá vocês uma receitinha que "inventei", sou meio alquimista na cozinha, gosto de experimentar novos sabores, texturas, enfim, inovar, e olha que dá super certo, mas estou longe de chefs, heheh, nunca fiz nenhum curso. Usei como inspiração um bacalhau à Zé do Pipo que comi em um restaurante aqui na minha cidade, que por sinal é muito bom, chama-se Refúgio, é simples, mas a comida tem um sabor delicioso. Então, vamos à receitinha, vou colocar as quantidades mais ou menos, porque como disse, "inventei" então não medi nada muito certinho. Mas vamo lá:

1/2 kg de bacalhau dessalgado e cozido em água;
5 batatas médias; 
100ml de leite integral;
1 colher de manteiga;
1/2 colher de sopa de alho amassado;
sal;
1 tomate picado;
10 azeitonas verdes;
100 g. de mussarela ralada;
azeite;
orégano;
alho, cebolinha e salsinha desidratadas.

Modo de fazer:
Primeiramente, você prepara o bacalhau de véspera, deixando-o imerso em água em uma vasilha tampada na geladeira, pela manhã, coloque para fever com outra água, se notar que precisa, ferva mais uma vez, despedace o bacalhau sem desfiá-lo, reserve. Agora prepare o purê de batatas, cozinhe-as, descasque, amasse e refogue a manteiga, o leite, o alho, o sal, o orégano e por último as batatas. Regue uma forma com azeite e coloque o metade do purê, coloque os pedaços de bacalhau, os pedaços de tomate, as azeitonas sem caroço e cubra com a outra metade do purê. Coloque a mussarela ralada, jogue orégano, azeite, alho, cebolinha e salsinha desidratadas e leve ao forno em média 20 minutos para gratinar. (Você pode preparar o purê da forma como está acostumada.)




Então, gostaram? Façam e me contem. Eu e minha família achamos uma delícia!!!
Bjos.

2 comentários: